TRANSTORNOS OBSESSIVOS

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERACaracteriza-se como uma doença  em que a pessoa  manifesta  obsessões e compulsões, isto é, padece  de  idéias e/ou condutas  que podem  parecer  ilógicas ou tolas  para ela mesma  e para os demais  e  ainda  assim não são controláveis, são freqüentes  e insistentes . O  indivíduo  é dominado  por  idéias impróprias de natureza sexual, religiosa,  violenta, entre outros, que são complicadas para se  afastar de sua mente, parecem sem nexo  e são diminuídas  temporariamente por algum modo de agir.

Essas  obsessões são pensamentos regulares identificados  por serem grosseiros, sórdidos  e  que  contrapõe ao caráter do paciente. Ele não tem o domínio sobre estas idéias.  O que gera uma enorme  perda de tempo, um  sofrimento interno  e uma decaída na eficiência em a fazeres. Ocorre  descontrole  sobre o raciocínio, e podem haver reações  ou atitudes  que tendem a amortecer a ansiedade derivada disso . Portanto, compulsões atuam como complemento às obsessões.

 Compulsões são condutas, hábitos, gestos ou ações  quase sempre semelhantes e que se repetem, lúcidas e geralmente  indomináveis. Os enfermos sustentam  a condenação  sobre seus atos,  admitem  as ações  como incoerentes e não conseguem saber ou não compreendem o que se passa. Temem enlouquecer e ficam constrangidos para expor o que esta ocorrendo   a alguém.

Este transtorno  afeta  2 a 3%  de  toda  população. Em média,  a princípio  por volta dos 20 anos,  no entanto,  acontece de  iniciar-se também  na infância, manifesta-se em homens e  mulheres. Fobia da sociedade e Depressão maior pode atingir  pessoas  com Transtorno Obsessivo-Compulsivo no decorrer de suas vidas.

Constantemente os pacientes  atingidos  por este transtorno omite de familiares e amigos esses atos e condutas, por causa de  terem consciência do insensato das condições  que determina a si mesmo e por constrangimento. Geralmente  não sabem que esses transtornos são  parte de um quadro  psíquico que pode ser tratado e que esta atendendo à medicamentos próprios e à psicoterapia cada vez melhor. A ansiedade ocasionalmente e aumentada com as  obsessões, e reduzidas pelas compulsões. Entretanto, o individuo resistindo a  uma compulsão ou é detido de executá-la sucede-se uma forte  ansiedade. Ele  constata  a incongruência da  obsessão  e a entende  como um efeito  de sua mente, sentindo tanto a obsessão quanto a compulsão como uma coisa incontrolável e uma vontade, o que o deixa muito triste. Torna-se um inaptante  pois essas obsessões  ocupam grande períodos do dia-a-dia e afetam vultosamente  na rotina habitual da pessoa, na sua vida social, no emprego, negócios ou vínculos familiares e amigáveis. Por vezes os sintomas de obsessão, se muito rigorosos, confundem-se com os  delirantes e de psicose, ou  agregam-se a eles, o que deixa o procedimento um pouco mais árduo.

As práticas naturais usadas pelo Psicoterapeuta Adérico Scopel, em geral procede ao estudo e a análise do cliente, realizado sempre sob o paradigma holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquico. Faz uso da somatória das mais diversas técnicas, pois cada caso é considerado único e deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar a opção que por aqueles com o cliente tenha maior afinidade: promove a otimização da qualidade de vida – estabelecendo um processo interativo com seu cliente, levando este ao autoconhecimento e a capacidade de ser bem sucedido nas situações da vida. Na verdade as práticas naturais de nossas terapias buscam as raízes das panes emocionais, usando técnicas como: Psicoterapia, Psicanálise, Massoterapia, e outros tipos de terapias que trazem equilíbrio para combater as panes!!

aderico_barra

TOP